A Rua Direita de Ouro Preto, oficialmente nomeada de Rua Conde de Bobadela, está finalmente liberada. Após um mês de atraso na conclusão da obra os veículos receberam sinal verde para transitar novamente na noite dessa sexta-feira (08/10/2021).

A liberação gerou um misto de reações: reclamações, esperanças e até um plano para voltar a interdição do fluxo de automóveis. Após meses reclamando sobre a interdição da via, comerciantes locais cogitaram pedir para que ela seja fechada novamente apenas aos fins de semana.
“O movimento de turistas durante esse período foi algo inusitado que acendeu uma luz em nós, comerciantes. Vimos turistas subirem e descerem em meio à obra de forma mais tranquila, sem se preocupar com carros”
Júlio Füzessy – Proprietário de restaurante na Rua Direita.
“Por causa disso, pensamos na possibilidade de criar um quarteirão cultural aos fins de semana e feriados”, ao explicar a ideia. O comerciante afirmou que a reunião está marcada entre outros comerciantes da rua para analisar a possibilidade, levando assim, a proposta aos órgãos responsáveis.
RECLAMAÇÕES
Mesmo com o calçamento muito bem acabado, os moradores e comerciantes da região não viram um impacto totalmente positivo nas obras pois não aproveitaram a oportunidade para passar a fibra ótica de internet.
“Só fizeram o recapeamento e colocaram uma tubulação para passar a fibra ótica, mas não fizeram as caixas que dão acesso às casas e comércios, com isso, não ficou preparado para quando uma operadora chegar”.
O QUE FOI FEITO?
De acordo com a secretaria de Obras do município de Ouro Preto, além da restauração de todo o calçamento com pedras estilo ‘pé de moleque’, instaladas de forma manual, às redes de água e esgoto foram refeitas, instalação da rede de combate a incêndio, passagem de eletrodutos para instalação de fibra ótica por meio das empresas de telecomunicação e a reforma dos passeios de toda a via.
